sábado, 11 de junho de 2016

Cinco Filmes e Meio - Parte 3 (Isao Takahata)

Yoo Pessoal, Finalmente dando andamento na serie de recomendações de filmes de anime, projeto do qual estou tomando a iniciativa há alguns meses, irei abordar minhas opiniões sabe obras dirigias e/ou criadas por um dos maiores mestres da animação japonesa já existente, o famoso Isao Takahata, vale lembrar que no momento desse post Hayao Myazaki declarou aposentadoria do Studio Gibli nenhuma noticia que indique aposentadoria de Isao Takahata.

1º Filme : Hotaru no Hakka, Grave of Firefiles, Túmulo dos Vaga-lumes
   
Gêneros : Drama, Hostórico
Estúdio :Studio Ghibli

Sinopse: O Filme relata a história de Seita e Setsuko, se passa no período da Segunda Guerra Mundial no Japão, o Pai deles é convocado á defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe deles falece em um bombardeio de aviões norte-americanos. A partir daí o filme irá
retratar a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio a pobreza e miséria que assola o país .
   
Impressões: Lagrimas, isso que resume o filme, ainda não consigo acreditar o quão impressionado eu fiquei ao assistir este filme a carga dramática que contém, faz com que qualquer pessoa com um coração mole e mais sensível desate muitas lagrimas, é sem duvida um dos melhores e mais tristes filmes que já vi a história tudo é mostrado de forma forte e esdrúxula, e as situações que são criadas em torno dos personagens podem até causar medo e estranheza em certas pessoas, mesmo porque estas situações se mostram bastante realistas e cruéis.
Vale totalmente a pena assisti-lo de longe o filme que mais recomendo de todos aqui citados,você vai com certeza se emocionar bastante, teremos aqui neste filme abordagem de temas como doenças, ingratidão, fome, sobrevivência, crueldade, e muitas reflexões sobre a vida, no qual somos apresentados ás muitas situações reais e humanas, histórias assim deveriam ser guardadas para sempre na história e sempre serem lembradas.
Curiosidades: (Este filme foi exibido nos cinemas do japão no mesmo dia que outro filme do Studio Ghibli o Tonari no Totoro ambos em 15 de Abril de 1988)

Ano:1988 / Nota : 10,0 (Lágrimas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2º Filme:  Heisei Tanuki Gassen Ponpoko 
    
Gênero: Infantil
Estúdio: Studio Ghibli

Sinopse: O Filme conta a história de duas famílias de Guaxinins mágicos, duas famílias que guerreiam entre si, até que um dia eles percebem que ao invés de lutaram entre si, o verdadeiro vilão entre eles seria o ser humano pois eles estão á ponto de destruir sua montanha e construir um parque, basicamente veremos a batalha da sobrevivência dos guaxinins, para que os seres humanos não destruam completamente seu habitat.
    
Impressões:  Uma das curiosidades mais intrigantes do o filme é o fato dele ser voltado para crianças, porém somos apresentados á algumas situações onde pessoas são mortas, um pouco de humor negro e órgãos genitais (testículos) que se transformam e ficam gigantes num passe de magica, mesmo que não seja o objetivo claramente do filme e não passa a impressão de ser fetichista e sim representar algo que é da própria cultura japonesa, (tal como os testículos dos Guaxinins serem tratados como uma especie de amuleto), o filme, guarda mensagens e temas relacionados á natureza e a revolta dos animais para com os seres humanos que a cada dia que se passa destroem mais e mais o habitat deles .
No geral é uma obra que se impressiona pela qualidade visual, mas não é uma obra com uma densidade ou muita profundidade em comparação as outras, porém é um filme divertido engraçado e leve e que consegue muito bem passar uma mensagem ecológica.

Ano: 1994 / Nota : 9.0
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3º Filme: Kaguya Hime no Monogatari / O Conto da Princesa Kaguya
    
Gêneros: Fantasia, Histórico
Estúdio: Studio Ghibli

Sinope: Baseado no popular conto japonês o ''Corte do bambu''.Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 Nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar o seu destino e a punição por suas escolhas.
    
Impressões: Esse filme é muito lindo, um grande ponto de referencia á dá-lo como indicação foi sua honrosa indicação do filme de melhor animação ao Oscar em 2014 (Perdendo para Frozen), contém uma animação muito rica em detalhes, cada cena que você pausa nesse filme te passa a sensação de como se estivesse vendo um daqueles quadros clássicos japoneses, ás vezes até passa impressão de que é totalmente feito á mão.
Quanto ao enredo temos, uma história que aborda sobre feminismo e da injustiça da qual a Princesa Kaguya sofre por ter de se tornar uma princesa do padrão social da época, vai abordar também de temas como casamentos forjados, o desejo de se reviver uma infância, pais que querem controlar o que os filhos devem ou não fazer e situações de época.
O filme vem recheado de cenas marcantes, e neste encontramos também climas muito dramáticos, melancólicos e profundos.
Uma dica sobre o filme:  Possui um final idêntico ao da lenda portanto, não assistam esperando um final muito feliz.

Ano: 2013 / Nota : 9.0
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4° Filme: Tonari no Yamada-kun / Meus vizinhos Yamada / My Neghbors Yamada
    
Gêneros : Comedia, Slice of life
Estúdio : Ghibli

SinopseO filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança... Essas coisas que conhecemos bem...
   

Impressões: É literalmente um Slice of Life, para se ver com a família, bem arriscado trazer esse tipo de história para cinema, ao meu ver se encaixaria melhor como uma serie de animação com episódios curtos, já que o filme é dividido em diversos episódios todos em sequencia formando o filme, o que não é bem um problema pois, neste formato conseguiu ser um filme muito bom de se assistir, a animação dele e a forma como é narrado podem em algum momento até parecerem cansativos porém, o filme consegue se sobressair com suas situações e com o carisma que envolve esta família.
Temos diversos pontos positivos neste filme, o primeiro é o fato de ele conseguir passar um clima familiar muito bom, passar também a sensação de, o que acontece com a família do filme podem ser situações de qualquer pessoa simples em sua família moderna.O estilo de animação do filme um pouco idêntico ao do filme Kaguya hime (ou o contrário), consegue passar a sensação de que é feito a mão,possui um traço simplesinho e não muito detalhado.E com isto, fica uma forte indicação porém, não espere uma história profunda ou dramática, mas sim uma história mais e singela e familiar, com situações bem realistas do dia a dia, e cenas marcantes, muitas cenas marcantes.

''QUE SERA SERAAAA!''.

Ano: 1999 / Nota : 9.0
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5ºFilme : Omoide Poro Poro


Gêneros : Drama, Romance, Slice of Life
Estúdio : Ghibli

Sinopse :Conta a história de Teoko Okajima uma mulher de 27 anos e ainda solteira, com um trabalho burocrático num escritório em Tokyo, cidade na qual nasceu e cresceu, quando criança, Taeko Morria de inveja das amigas que podiam visitar o campo e visitar os parentes no período das ferias. Por não possuir parentes no interior , Taeko tinha de permanecer em Tokyo o tempo todo, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar o sonho de conhecer o campo.

Impressões: Um filme do qual o seu principal objetivo é passar sensação de nostalgia, acho que este tipo de filme se encaixaria mais sendo dirigido pelo Hayao Miyazaki, porém obteve um ótimo trabalho de direção do Takahata, o filme consegue transportar você muito bem no mundo da senhorita Taeko, a nostalgia e complexidade do filme se tomam pelos momentos de infância de Taeko do qual aborda, diversos momentos dos mais constrangedores quanto até os mais tristes, alegres, realistas e marcantes, um ótimo filme pra quem busca algo mais vida realista,é cheio de pesares e acontecimentos da vida algo do qual você pode se relacionar muito e se identificar em certas situações.
Uma animação bem feita, nada muito grandioso mas com cenários muito bonitos (bem no padrão Ghibli de ser), com certeza recomendadíssimo, um filme um tanto quanto parado em algumas cenas, mas que consegue pegar o espectador em cenas muito marcantes e situações até tocantes.

Ano: 1991 / Nota :10.0
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Meio: Taoyu no Ouji: Horus no Daibouken / Horus: o príncipe do Sol / The Little Norse Prince
 

Gêneros : Aventura, Drama, Magia
Estúdio : Toei Animation

Sinopse: Situado na Idade do Ferro na Escandinávia, o filme se inicia com Horus lutando contra uma matilha de lobos cinzentos, e acidentalmente acorda um gigante de pedra antigo, chamado Mogue. Horus consegue puxar um "espinho" do ombro do gigante, que parece ser uma espada enferrujada e antiga. O gigante proclama ser esta a "Espada do Sol", dizendo também que quando a espada for devidamente reforjada, ele virá para Horus, que será então chamado o "Príncipe do Sol". O pai de Horus, no leito de morte, revela que a família veio de uma aldeia costeira do norte, que foi devastada pelo perverso bruxo Grunwald, deixando-os como únicos sobreviventes. Antes de morrer, o pai de Horus incumbe o filho a regressar à sua terra natal e vingar-se da vila.
Impressões: Um filme que chegou a influenciar bastante no desenvolver dos animes para com a indústria, possui um inicio muito bem feito para os padrões de animação da época, mas infelizmente  pelo simples fato do ter tido um baixo orçamento, e terem cortado 30 minutos do filme em sua criação, eu o considero um pequeno fracasso, porém possui uma história que poderia ter sido trabalhada muito bem, alguns temas mais adultos por exemplo e o psicológico dos personagens, ao assistir dava pra se ter a noção de que queriam apresentar algo como isto na obra, porém ao meu ver tudo se passou muito rápido, e certas cenas estavam muito congeladas chegavam a incomodar, o que acabou por passar uma sensação abrupta porém, não deixa de ser algo invalido para se assistir,o filme possui uma trilha sonora bem polida e seu inicio (Primeiros Minutos) tem uma animação muito bem feita pra época portanto fica a recomendação caso você seja uma pessoa que procura algo como ver como é um pouco do inicio da carreira dos membros do Studio Ghibli, fica a dica deste filme.

Curiosidade: Primeiro filme á ser dirigido pelo Isao Takahata.

Ano: 1968 / Nota :7,5
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma Palavra de Blogueiro:Os filmes do Takahata são bem mais realistas e profundos que os filmes do Miyazaki, e aqui fica a recomendação de basicamente todos os filmes eles são todos considerados por mim pérolas na industria anime do japão e até das animações em geral(Não só por mim), a grande maioria eu vejo e revejo sempre que posso pois conseguiram realmente me marcar, quase todos são obras de pouquíssimo nicho mas não se enganem o conteúdo é o que mais fala por si só.
 Finalmente saiu este post que era pra ser mensal porém, infelizmente devido á certos problemas pessoais ele teve de se atrasar, espero que tenham gostado, em breve estarei com mais post e impressões pessoais e dicas de anime, caso tenham se agradado, comentem, critiquem, digam o que acharam, qualquer comentário é sempre bem vindo.
Ateeeé o/ .

2 comentários:

  1. Achei muito interessante a escolha dos filmes! Não assisti a Ponpoko nem a Taoyu no Ouji, mas acredito que os filmes do Takahata são verdadeiras obras-primas. Engraçado é que existe um live-action de Hotaru no Hakka, mas não passa a mesma emoção que o filme animado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senho Anonimo Gato Pelo comentário, Ponpoko é muito bem animado, eu fico um pouco frustrado não encontrar um Fansub BR que fez o Bluray dele,
      São todos obras primas, o Horus é um caso á parte mas de toda forma contribuiu com a industria anime em geral.

      Já o filme de Hotaru no Hakka eu chorei igual no anime pq me passava lembrança do anime, e eu consegui me emocionar muito por serem pessoas.
      Ressaltando que já chorei mais em anime do que em filmes e series.

      Excluir